B.K.S. Iyengar
Nasceu em 1918, no seio de uma família pobre na aldeia de Bellur, no Estado de Karnataka, India. Durante a sua infância foi vítima de malária, febre tifóide e tuberculose.
Aos 16 anos, foi apresentado ao Yoga por Sri T. Krishnamacharya e aos 18 anos, foi enviado para Pune, no Estado de Maharashtra, pelo seu Guru com a missão de ensinar.
Desde então, a sua vida foi dedicada à prática oferecendo a sua luz e clareza aos ensinamentos dos Yogas Sutras de Patañjali.
IYENGAR® Yoga
A raíz da palavra "Yoga" em sânscrito é yujir, que significa união. Yoga é a união do "eu" com o "absoluto", algo que não pode ser compreendido por uma mente comum. O estudo e a prática do Yoga preparam o indivíduo no seu todo para a realização do "eu".
O Yoga ajuda o indivíduo a libertar-se das flutuações da mente e do sofrimento. Traz serenidade e integridade.
Praticante comprometido, B.K.S. Iyengar, ou Guruji como é carinhosamente tratado pelos seus alunos, desenvolveu uma metodologia de prática e de ensino com duas grandes diretrizes: alinhamento e precisão no āsana - as posturas.
Explorou o uso de auxiliares, os chamados props, como blocos, almofadas, bancos, cintos, cordas, cobertores e outros, que guiam o praticante na compreensão e perfeição no āsana. O uso desses suportes também permite a adaptação das posturas às condições particulares de cada um: idade, género, saúde ou doença.
O grande legado de Guruji foi o de tornar a prática de Yoga acessível a todos os seres humanos independentemente da sua condição, e o desenvolvimento do entendimento profundo das posturas através de minuciosas instruções.
Esta forma única de ensinar e praticar começou a ser chamada pelos seus alunos de IYENGAR® Yoga. E não obstante ter deixado o seu corpo em 2014, Guruji continua a inspirar e orientar milhares de praticantes e professores em todo o mundo.
Este sistema é hoje seguido e ensinado por professores certificados em Yoga IYENGAR®.
Apesar desta nomenclatura, o Yoga é um.